Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Doença da Lagartixa


 Doença da lagartixa 

É causada por um parasita e é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas. Pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarréia e fica apático, sonolento. Trata-se com vermífugo,nos casos mais graves com antibióticos.
Quem tem um gatinho caçador e já observou seu interesse por este réptil,deve ficar atento a alguns sintomas que possam vir a surgir no seu bichano caso venha a ser contaminado...
Segue o Artigo escrito pela MV Luciana Deschamps 

"As pequenas lagartixas escondem um grande perigo"
Existem muitos agentes infecciosos associados a distúrbios hepáticos em felinos, incluindo vírus, bactéria, fungos e parasitas.
  Entre os parasitas, o platynosomum concinnum é a fascíola hepática mais importante nos gatos - trata-se de vermes achatados, que são encontrados em regiões tropicais e subtropicais.
  A infecção por esse agente se da através da ingestão da lagartixa. As infecção em geral podem ser mais brandas, causando uma discreta anorexia, contudo, se a infecção for maciça, irão ocorrer sintomas como: icterícia, cirrose, diarréia, vômitos, podendo levar o animal a morte.
  De uma maneira geral, os gatos que apresentas estes distúrbios biliares, além dos sintomas acima citados, podem ainda, ter dor abdominal, febre e perda de peso.
  Se o seu gato tiver acesso a locais que tenham a presença de lagartixas, observe se existem interesse da parte dele em brincar, tenta cassar, matar e em fim, ingeri-las. Caso isso ocorra e seu animal apresentar alguns dos sintomas descritos, procure orientação do seu veterinário.



Alguns teste laboratoriais podem contribuir para se chegar a um diagnóstico, como por exemplo, um hemograma completo, no qual deverá indicar, na maioria da vezes, caso seu gato esteja infectado, uma eosinofilia (aumento do número de eosinófilos, que fazem parte da série branca), uma perda sanguínea intestinal,etc.
  Já os teste bioquímicos vão apontar um aumento das enzimas do fígado, como por exemplo, as fosfatase alcalina. Se tiver que optar por um raio X ou um Ultra som, escolha a segunda opção pois é mais confiável para avaliar as estruturas biliares.
  Por outro lado, em relação ao tratamento do platynosomum, existem muitas controvérsias, pois é um agente extremamente difícil de ser eliminado definitivamente.
  Convém frisar que esse agente é muito perigoso e muitas vezes o diagnóstico torna-se difícil, se não houver a informação de possível contato do gato com a lagartixa.

Artigo de Luciana Deschamps- Médica Veterinária titular da Clínica Veterinária Sr.Gato -Presidente da Ong Felbras Felinos do Brasil. 
Visite: www.clinicasrgato.com.br
 Fonte:dicaspeludas.blogspot.com

2 comentários:

  1. minha cadela come lagartixas e ratos. é uma cocker. está com anorexia, vomita um pouco às vezes, o intestino ficou constirpado (preso), mas está sem diagnóstico. não há alterações nos 3 exames de sangue, a não ser a uréia um pouco alta (117, 40, 80). Pode ser a doença a lagartixa? tgo e tgp normais.

    ResponderExcluir
  2. Você vai acabar matando a sua cachorrinha, deixando ela comer esses bichos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...